11 Dicas para Melhorar as Finanças e sair da Crise!

Hoje em dia é fundamental fazer um bom planejamento financeiro para não passar apuros. Apenas a questão “alta do dolar” já pegou muitas pessoas desprevenidas e a menos que você seja essa mãe que ganha dinheiro em dolar trabalhando em casa, temos que nos precaver.

O Importante é ficar atento aos pequenos detalhes, porque eles podem ajudar a sair dessa num piscar de olhos.

Lembrando: Por mais simples que pareçam alguns destes passos, eles são de grande importância para a saude financeira da sua carteira.

1- Venda o que não usa!

É simples, mas muitas pessoas não fazem. Se a situação apertou, livre-se o quanto antes de itens e objetos que estão parados na sua casa. Não adianta ter apego nessa hora. Todos temos algo que está há muito tempo sem uso e essa pode ser uma ótima oportunidade.

Além de trazer uma dinheiro extra, ainda contribui para deixar sua casa mais organizada.

2- Cancele Serviços sem Uso!

Você tem Pacote de TV, plano de academia, pacote de dados, mas vem cá, será que está mesmo usando tudo isso? Em muitos casos as pessoas assinam planos e recursos, mas ficam sem uso.

O ideal é fazer uma lista de todos os débitos que paga mensalmente e nessa, verá que fica mais fácil para encontrar algo que está ali sem motivo, ou seja, você está pagando mas não usa.

E claro, não esqueça os serviços bancários! Veja se realmente usa o pacote de serviços que paga.

3- Leve Marmita para o Trabalho!

Se a coisa apertou não tem porque manter o hábito de almoçar fora. Se ajude! Mesmo que o gasto com almoço ou aquele lanche gostoso perto do trabalho seja pequeno, lembre-se que uma, duas ou mais vezes na semana vão acabar pesando nas finanças quando fechar o mês.

Deixe de comer na rua e passe a se cuidar. Prepare seu lanche em casa.

Tenha certeza que isso será muito mais saudável (tanto para sua saúde como seu bolso). E se precisar de ajuda, pode aprender a fazer marmitas fit com a .

4- Ande mais!

Caso seu trabalho seja perto de casa, tente por algum dia ir à pé. Não falo todo dia, mas um dia ou outro para experimentar andar, afinal, fazer exercicio só traz benefícios à saúde.

O melhor é que verá beneficios na saúde e no bolso, pois indo de carro ou ônibus, certamente terá economizado e ganhado no campo da saúde.

5- Tente o “Faça você mesmo”!

Você sabe procurar os itens que precisa na internet, mas na hora de “por a mão na massa”, sempre chama alguém para fazer. Em vez disso, tente fazer você mesmo.

As vezes, um pouco de boa vontade e disposição podem resolver e nisso, você economiza o custo da visita e mão de obra. Claro, nem tudo dará para fazer, mas existem muitas coisas que boa vontade e tutoriais no youtube podem resolver. A dica é “Tente Primeiro“.

6- Faça uma lista antes de ir ao Mercado!

Você sabe de cabeça o que vai comprar, mas ao chegar do mercado nota que esqueceu algo fundamental. Isso aconteceu porque não se planejou e comprou besteiras por impulso.

O ideal é fazer uma lista dos itens de que realmente precisa e então, ir ao mercado e procurar comprar o que está na lista. Assim você economiza e não disperdiça.

7- Plante seus Alimentos em Casa!

Sabia que algumas ervas, frutas e até mesmo verduras podem ser facilmente cultivadas em casa?

Isso não apenas vai te fazer comer de forma mais saudável, como vai diminuir seu nível de estress, já que o hábito do plantio ajuda a aliviar as tensões causadas pela rotina diária.

8- Ofereça seu Talento!

Certamente você tem algum talento Especial! Antes de dizer que não, lembre-se que todos sabemos algo que pode ser ensinado e nessa, que tal ganhar um dinheiro extra para ajudar alguém?

Seja para consertar coisas, tocar um instrumento, a facilidade na cozinha para fazer cup cakes e ganhar dinheiro, enfim, use a imaginação e se arisque a oferecer seu conhecimento há quem deseja aprender.

9- Fique atento à Fatura do Cartão

Essa dica vale também para a conta bancária. De nada adianta se esforçar de um lado e descuidar do outro.Se quer mesmo sair da crise, então é hora saber exatamente quais são suas dívidas. Digo isso porque muitas pessoas nem sabem ao certo quanto devem, e isso é um grande erro.

Faça uma planilha com tudo que deve (ou use um aplictivo) e passe a ser mais controlador do dinheiro que entra, do que sai, das taxas e contas parceladas que ainda paga.

Isso vai te ajudar a enchergar o que realmente sobra no final do mês.

10- Faça um Cofrinho!

Pode parecer coisa de criança, mas ter um cofrinho ajuda a reunir as moedas que ficam soltas ou se perdem pelos bolsos. Saiba que “de moeda em moeda”, no fim do mês você poderá se surpreender.

Conheço pessoas que viajam no final do ano, apenas com o dinheiro que juntam das moedas.

11-Faça algo Hoje!

Não adianta achar que isso é coisa para amanhã. Se a coisa está apertada, tome uma atitue hoje para sair dessa o quanto antes!

Lembre-se que cultivar hábitos financeiros saudáveis só ajuda a ter uma vida mais tranquila e com menos desesperos por não ter dinheiro na carteira quando se precisa de itens básicos.

Camilla Braz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-central-cadastre-sua-empresa-site-anunciosgratis